Técnicas para escrever simples
Escrever bem não é fácil mesmo. Ao deparar com aquela página em branco, no caderno ou na tela do computador, sempre surge a pergunta: por onde começar? Mesmo com muitas idéias na cabeça, ninguém está livre da angústia na hora de produzir qualquer tipo de texto. O sentimento muitas vezes faz lembrar os tempos de estudante, quando era preciso redigir dissertações.Hoje, no entanto, a escrita é um de seus instrumentos de trabalho mais importantes: você escreve bilhetes e cartas para os alunos ou para os pais; faz relatórios de avaliação; preenche o diário de classe; redige o planejamento de projetos para a coordenação da escola ou para circular entre os colegas. Por isso — e também para ensinar os alunos a escrever bem — é essencial dominar a linguagem escrita e procurar sempre aperfeiçoá-la.
Estratégias que servem para todo tipo de texto
Na hora de produzir qualquer texto, é importante ter em mente as respostas às questões abaixo.
Elas vão guiar seu trabalho.
O que vou escrever? (Quais as informações essenciais ao texto?)
Quem vai ler? (Alunos? Pais? O coordenador pedagógico? Colegas da mesma área?)
Por que estou escrevendo? (Para planejar uma atividade? Para comunicar um evento? Para descrever a aprendizagem do aluno?)
Durante a redação, lembre-se de:
- Usar termos cujo significado você conheça.
- Ter sempre um dicionário à mão, para certificar-se da grafia das palavras, para encontrar sinônimos ou mesmo para aprimorar seu vocabulário.
- Ser objetivo no que quer comunicar, fazendo sentenças em ordem direta, lembrando-se de que não está fazendo um texto literário.
- Revisar o texto, prestando atenção à coerência, à clareza e à ortografia.
Você escreve bem?
Escrever bem, não é uma tarefa fácil, mas, de modo geral, escrever corretamente é algo acessível a todas as pessoas praticamente.
A habilidade de combinar palavras, aliada a capacidade de criar (ou narrar) histórias e descrever cenários interessantes são bastante pessoais, porém, podem ser desenvolvidas e treinadas.
Para escrever correto, é preciso que você leia mais e fazer treinamentos. Pegar um livro e fazer uma boa leitura, isso ajudará bastante na sua escrita.
Observe os erros grosseiros cometidos pelos alunos: Errado | Correto |
Sou de menor | Sou menor |
Saiu elas por elas | Saíram elas por elas |
Mandato de segurança | Mandado de segurança |
Caderno aspiral | Caderno espiral |
Fiquei fora de si | Fiquei fora de mim |
Ele já se acordou | Ele já acordou |
Tenho menas sorte que você | Tenho menos sorte que você |
Horas extra | Horas extras |
Estou no aguardo de notícias | Aguardo notícias |
Passar de ano (na escola) | Passar o ano (na escola) |
Ficar de recuperação | Ficar para recuperação |
O paciente sofreu melhoras | O paciente sentiu melhoras |
Tudo acabou entre eu e você | Tudo acabou entre mim e você |
Este livro é para mim ler | Este livro é para eu ler |
Comprei ele para você | Comprei-o para você |
Vende-se tijolos | Vendem-se tijolos |
Amo-lhe muito | Amo-a muito |
Haviam muitas pessoas na festa | Havia muita pessoa na festa |
As crianças foram no cinema | As crianças foram ao cinema |
Alguns sites interessantes relacionado como escrevr corretamente:
Digestivo Cultural: - Como escrever corretamente
Nea: - Regras de como escrever bem.
Brasil Escola: - Informações sobre a gramática portuguesa.
Fonte: Revista Nova Escola N°178 - Dezembro de 2004
Nenhum comentário:
Postar um comentário