sexta-feira, 27 de maio de 2011

AGENDA DE JUNHO

ESTADO DO CEARÁ
PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACOIABA
ADM: Aracoiaba Diz Sim ao Progredir
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
AGENDA DE JUNHO

01. Dia “ D ” da Saúde e Prevenção na Escola – SPE;


03.Dia “ D ” do meio Ambiente Escola ;
     FORMAÇÃO PARA OS DIRETORES ESCOLARES;
 Local: Itapiúna;
 Saída: 7h 30min-Secretária de Educação.


04. Planejamento Participativo na Escola ( móvel );


05. Dia mundial do Meio Ambiente


06. Atendimento ao Público,
     Hino na Escola;


07. Atendimento interno da Secretaria de Educação;
     Entrega do relatório e frequência (Sala de gestão administrativa).


09. Dia do Anchieta;


10. FORMAÇÃO PARA OS PROFESSORES E NÚCLEO GESTOR.
      Local: E.E.I.E.F Cel. Pedro Guedes Alcoforado


12. Pentecostes;
     Dia dos Namorados


13. Atendimento ao Público,
     Dia de santo Antonio,
     Hino na Escola;


14. Atendimento interno da Secretaria de Educação,
      Dia “ D ” da Língua Portuguesa na escola;


16.Dia “ D ” da Matemática na escola;


17. FORMAÇÃO PARA OS DIRETORES ESCOLARES;
     Local: Capistrano;
     Saída: 7h 30min-Secretária de Educação.


20. Atendimento ao Público,
      Hino na escola


21. Atendimento interno da Secretaria de Educação,
       Dia “ D ” da Cultura Afro-Brasileira na Escola;;


23. FERIADO
      Corpus Chisti .


24. Dia de São José;
     Festa de São João na escola;
     Formação Brasil Alfabetizado.


26.Dia nacional de combate a Dengue;


27. Atendimento ao Público,
     Hino na escola;


29. Dia de São Pedro;

Agenda do mês de julho        

 
01/07. Encontro de pais e mestres com assinatura de boletins;
          TERMINO DO PRIMEIRO SEMESTRE .

.
“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira ás quatro horas da tarde.
Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz Educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”.
(Paulo Freire, em a Educação na cidade).

Gestão Pedagógica
























URGENTE - Encontro com diretores!

Prezados,

Gentileza socializar com os DIRETORES das Escolas que no dia Primeiro de Junho (quarta-feira) próxima haverá um encontro na Secretaria de Educação para discutir a aplicação das provas dos terceiros, quartos e quintos anos.


É FUNDAMENTAL A PRESENÇA DOS DIRETORES!


Atenciosamente,


Ione Alves

quinta-feira, 26 de maio de 2011

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE ARACOIABA TEM REAJUSTE SALARIAL


Em sessão realizada na Câmara Municipal de Aracoiaba, ontem, 25 de maio de 2011, foi aprovada por unanimidade pelos vereadores daquela casa, a proposta de reajuste salarial para os profissionais da educação (professores, diretores e coordenadores pedagógicos), apresentada pela secretária de educação do município, professora Maria Cleide. 

A proposta contempla 30% de aumento para profissionais de nível médio e 25% para os profissionais graduados, especialistas e mestres. Os percentuais de aumento em  Aracoiaba  foram maiores do que o piso nacional estipulado pelo Governo Federal.

 
A aprovação desse reajuste foi muito comemorada pela classe educacional  que agradecida, reconhece  e valoriza  o  trabalho de nossa Prefeita, Dra. Marilene Campêlo,  e da Secretária de Educação, Professora Maria Cleide, em prol da Educação e dos profissionais que nela atuam no município de Aracoiaba.
Confira a tabela com os reajustes:
Nível Titulação Vencimento Planejamento Reg Classe Valor Bruto 20ha Valor Bruto 40ha
Professor I  Ensino Médio 652,28 32,61 228,30 913,19 1.826,38
Professor II  Graduado  705,60 35,28 246,96 987,84 1.975,68
Professor III  Especialista  962,40 48,12 336,84 1.347,36 2.694,72
Professor IV  Mestre  1087,40 54,37 380,59 1.522,36 não se aplica
 Texto de Jorge Luiz

Conquista de Aracoiaba nos Índices de Alfabetização na Idade Certa - PAIC


Aconteceu, ontem, 25 de maio de 2011, no Centro Administrativo do Estado do Ceará (CAMBEBA), solenidade de premiação aos municípios com melhor desempenho no Programa de Alfabetização na Idade Certa- PAIC, conferida pela Secretaria Estadual de Educação.




Os municípios premiados segundo a avaliação estadual avançaram significativamente nos  índices educacionais nos últimos 04 anos e por isso, a merecida homenagem. 
 
O município de Aracoiaba que em 2005 estava na cor laranja (nível intermediário), foi evoluindo e hoje se encontra na cor verde escuro (nível desejável), o que enaltece e orgulha a todos que contribuíram para essa conquista. 

Parabéns as nossas gestoras maiores do município: Dra. Marilene Campêlo (Prefeita) e Professora Cleide Ribeiro (Secretária de Educação).


 Parabéns aos professores, alunos, pais, diretores escolares, profissionais da Secretaria de Educação e aos demais funcionários que direta ou indiretamente contribuíram para este resultado.
 Texto de Jorge Luiz


AULA INAUGURAL DA UNILAB


Ontem, 25 de maio, aconteceu a Aula Inaugural da Unilab.


Mais de 30 jovens aracoiabenses foram aprovados no processo seletivo.


A solenidade foi muito bem organizada e contou com a presença do Ministro da Educação, Fernando Haddad, estudantes, professores, senador, deputados, governador, prefeitos municipais e comunidade local.







Estudantes, Meiryvan (Diretora da EEFM Almir Pinto), Maria Cleide (Secretária de Educação), Paulo Speller (Reitor da Unilab).



Batuque Odara - Fe y Alegría - Vazantes, Aracoiaba.


Meiryvan, Elcimar e Flavia.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Lançamento do livro Africania e Cearensidade

VISITE A EXPOSIÇÃO MACIÇO DE BATURITÉ NO MUSEU DE ARACOIABA

Ontem, 18 de maio, Dia Internacional do Museu, foi aberta a exposição "Maciço de Baturité: Patrimônio e Herança Cultural", no Museu Histórico e Cultura Dr. Salomão Alves de Moura Brasil, em Aracoiaba.


Na abertura da exposição, estiveram presentes, Dra. Marilene Campêlo Nogueira, prefeita municipal, Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite, secretária de educação, Rosemary Santana Matos, superintendente do partrimônio histórico, cultural de Aracoiaba, Francisco de Assis Pinheiro, secretário de finanças, Francisco Tavares, representante da AMAB, Ana Maria Nascimento, escritora aracoiabense, Dona Eugênia Maria de Castro e Silva Moura, professores, estudantes, pais e comunidade local.



Durante o período de 18 de maio a 03 de junho de 2011, o Museu Histórico e Cultural Dr. Salomão Alves de Moura Brasil de Aracoiaba, participará do PROJETO MACIÇO DE BATURITÉ – PATRIMÔNIO E HERANÇA CULTURAL.




* O Museu tem sede nas dependências do Ginásio Escola Normal Virgílio Távora, onde também funciona a Escola de Ensino Infantil e Fundamental Otília Alves do Nascimento, da rede municipal de Aracoiaba.  Endereço: Praça da Concórdia nº 01, Centro, na entrada da cidade.

ARACOIABA PARTICIPA DA XIV MARCHA DOS MUNICÍPIOS A BRASÍLIA

XIV MARCHA A BRASILIA
Em defesa dos municípios
10 a 12 de maio de 2011



A Prefeita Municipal de Aracoiaba, Marilene Campêlo Nogueira, a Secretária de Educação, Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite, participaram de 10 a 12 de maio da XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

 
 
Também compuseram a comitiva aracoiabense a Brasília, o Secretário de Ação Social, Jonas Campêlo Nogueira e o Secretário de Finanças, Francisco de Assis Pinheiro.


O objetivo da XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é avançar ainda mais na construção de um pacto federativo mais justo que seja capaz de diminuir as diferenças regionais e promover o desenvolvimento sustentável.


O evento consolida-se como o maior encontro de autoridades políticas do país, estabelecendo o relacionamento do movimento municipalista com deputados, senadores, ministros e a Presidenta da República, Dilma Rousseff.


Foram discutidos temas fundamentais para o desenvolvimento dos municípios, tais como: a divisão dos royalties do petróleo e a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, piso salarial do magistério, reforma política, dentre outros assuntos.



terça-feira, 10 de maio de 2011

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Aracoiaba receberá mais de R$ 426.000,00 do Governo Federal para o Programa Mais Educação. 1629 estudantes de 16 escolas municipais participarão de atividades, tais como: Informática e Tecnologia da Informação, Recreação/Lazer, Horta Escolar e/ou Comunitária, Futebol, Karatê,  Danças, Teatro, Canto Coral, Letramento, dentre outras. É o começo para uma educação integral!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática lança edital


O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da UFC lançou edital de seleção para a turma 2011.2. As inscrições começam dia 1° de maio e prosseguem até 8 de junho. A seleção constará de prova escrita (dissertativa), análise de Currículo Lattes e arguição do pré-projeto.


Ao todo são oferecidas 20 vagas, distribuídas nos seguintes eixos temáticos: Biologia (5), Física (5), Matemática (5) e Química (5). As três linhas de pesquisa do programa para qualquer um dos eixos temáticos são: Divulgação Científica, Métodos Pedagógicos, e Tecnologias no Ensino de Ciências e Matemática.

Podem inscrever-se graduados em Matemática, Física, Química, Biologia ou em áreas afins. As inscrições serão feitas pelo endereço eletrônico www.encima.ufc.br.

Os documentos devem ser entregues na Coordenação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, Centro de Ciências – UFC, Bloco 902 - Campus do Pici - Fone: (85) 3366.9787, nos seguintes horários: às terças e quintas-feiras (de 10h às 12h), às sextas-feiras (de 14h30min às 20h30min) e aos sábados (de 9h às 11h e de 14h às 17h), exceto nos dias 27 e 28/05.