O que se escreve tem história e faz História. E é
buscando nos acervos da minha memória que encontro subsídios para dizer com
palavras vívidas das minhas experiências enquanto formadora do Programa Brasil
Alfabetizado. Contar a história do meu percurso e experiência enquanto
formadora do PBA é, para mim, que estou mergulhada no fazer cotidiano da
formação de alfabetizadores, coordenadores e de alfabetizandos jovens e
adultos é contar a história de um trabalho coletivo que se desenvolve a pelo
menos quatro anos.
No município de Aracoiaba distante 96,6 km de
Fortaleza estamos desenvolvendo um trabalho de alfabetização tendo como base o
processo alfabetizador a partir de Temas Geradores que nasceram, inicialmente,
com a vivência e o estudo dos quatorze alfabetizadores e da Coordenadora do
Círculo de cultura e que posteriormente é efetivado nas salas de aula.
Outra forma que encontramos de aumentar o grau de
aprendizagem dos alfabetizandos foi elevar, durante a Formação Inicial e
Continuada o nível de letramento dos alfabetizadores. Pois, identificamos que
este é um dos pontos de estrangulamento que dificulta a prática pedagógica em
sala, visto que para ensinar a ler não basta apenas saber ler, é preciso saber
ler e conhecer as variáveis que constituem a didática que exige todo o processo
de alfabetização, principalmente quando se trata de jovens e adultos.
Percebo que ao longo de sete meses de formação é possível observar através de fotos e relatos orais, que os alfabetizadores de Aracoiaba têm compreendido e praticado em sala de aula com os seus alunos as atividades propostas e desenvolvidas durante os encontros mensais.
Percebo que ao longo de sete meses de formação é possível observar através de fotos e relatos orais, que os alfabetizadores de Aracoiaba têm compreendido e praticado em sala de aula com os seus alunos as atividades propostas e desenvolvidas durante os encontros mensais.
Com encontros planejados previamente com o grupo de alfabetizadores trabalhamos
com temas que sempre estão em consonância com os avanços e dificuldades
enfrentadas por eles no contexto de suas salas de aula. A tríade relatos orais,
leituras-escritas e intervenções têm contribuído para o desenvolvimento
integral dos alfabetizadores, da coordenadora local e meu enquanto formadora.
Profª Esp. Ana Paula Sancho Diogo
Formadora do IPDH
Instituto Prisma de Desenvolvimento Humano
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