terça-feira, 22 de novembro de 2011

PERCURSO FORMATIVO DE JOVENS ALFABETIZADORES DO PBA DE ARACOIABA CEARÁ



O que se escreve tem história e faz História. E é buscando nos acervos da minha memória que encontro subsídios para dizer com palavras vívidas das minhas experiências enquanto formadora do Programa Brasil Alfabetizado. Contar a história do meu percurso e experiência enquanto formadora do PBA é, para mim, que estou mergulhada no fazer cotidiano da formação de alfabetizadores, coordenadores e de alfabetizandos  jovens e adultos é contar a história de um trabalho coletivo que se desenvolve a pelo menos quatro anos.
No município de Aracoiaba distante 96,6 km de Fortaleza estamos desenvolvendo um trabalho de alfabetização tendo como base o processo alfabetizador a partir de Temas Geradores que nasceram, inicialmente, com a vivência e o estudo dos quatorze alfabetizadores e da Coordenadora do Círculo de cultura e que posteriormente é efetivado nas salas de aula.
Outra forma que encontramos de aumentar o grau de aprendizagem dos alfabetizandos foi elevar, durante a Formação Inicial e Continuada o nível de letramento dos alfabetizadores. Pois, identificamos que este é um dos pontos de estrangulamento que dificulta a prática pedagógica em sala, visto que para ensinar a ler não basta apenas saber ler, é preciso saber ler e conhecer as variáveis que constituem a didática que exige todo o processo de alfabetização, principalmente quando se trata de jovens e adultos.
Percebo que ao longo de sete meses de formação é possível observar através de fotos e relatos orais, que os alfabetizadores de Aracoiaba têm compreendido e praticado em sala de aula com os seus alunos as atividades propostas e desenvolvidas durante os encontros mensais.       
 Com encontros planejados previamente com o grupo de alfabetizadores trabalhamos com temas que sempre estão em consonância com os avanços e dificuldades enfrentadas por eles no contexto de suas salas de aula. A tríade relatos orais, leituras-escritas e intervenções têm contribuído para o desenvolvimento integral dos alfabetizadores, da coordenadora local e meu enquanto formadora.

Profª Esp. Ana Paula Sancho Diogo
Formadora do IPDH
Instituto Prisma de Desenvolvimento Humano

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