terça-feira, 26 de julho de 2011

Orquestra Municipal de Aracoiaba faz apresentação em Guaramiranga



Em evento realizado no dia 22 de julho de 2011, na praça central do teatro Raquel de Queiroz em Guaramiranga/CE, houve a brilhante apresentação da banda de música de Aracoiaba hoje também chamada de orquestra. Muita gente esteve prestigiando este evento, inclusive muitos turistas que aplaudiram de pé, a nossa querida banda.


A Banda de Música de Aracoiaba tem se notabilizado pelo seu crescimento musical com inovações de ritmos, repertório e novos instrumentos que estão dando uma notoriedade musical àqueles que apreciam a boa música e tem a oportunidade de ver esta grande banda tocar, além do novo fardamento que dá um belíssimo visual aos nossos "meninos e meninas de ouro".  O projeto “Guaramiranga em Férias” se estende por todo o mês de julho trazendo todos os dias ao palco principal daquela praça grandes atrações culturais para todos os gostos. Vale a pena conferir!

 
Parabéns à nossa prefeita, Dra. Marilene Campêlo; à secretária de Educação, Maria Cleide; ao secretário do Trabalho e Desenvolvimento, Social Jonas Campêlo e ao Maestro Themistocles  Stanton, pelo apoio que estão dando para o crescimento da Banda de Música de Aracoiaba – orgulho da nossa terra.
 Texto: Prof. Jorge Luiz

quinta-feira, 21 de julho de 2011

URGENTE - CAPACITAÇÃO MERENDEIRAS E AUXILIARES DE SERVIÇOS


Nos dias 25, 26 e 27 de julho haverá uma Capacitação para Merendeiras e Auxiliares de Serviços (Efetivas e Temporárias). Nos dias 25 e 26 acontecerá manhã e tarde e no dia 27 acontecerá o encerramento pela manhã com entrega de kits e certificação.

Haverá transporte e alimentação.
Sairão dois transportes:
1. Umarí do Córrego
2. Lagoa Grande

A Capacitação começará às 7h30min no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), no Conjunto Solon Lima Verde.

Pedimos a gentileza de socializar a informação com o público interessado.

Atenciosamente,
Secretaria Municipal de Educação

terça-feira, 19 de julho de 2011

Concurso ações inovadoras no Livro Didático



Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) lançou no dia 15 de junho o concurso Ações Inovadoras no Livro Didático. A iniciativa visa premiar e difundir boas práticas de escolas públicas e de secretarias estaduais e municipais de educação voltadas ao remanejamento, à conservação e à devolução dos livros didáticos distribuídos pelo governo federal. Segundo a coordenadora geral dos programas do livro do FNDE, Sonia Schwartz, o concurso é uma forma de reconhecer a gestão educacional eficiente. “Ideias simples, criativas e aplicáveis à realidade local fazem toda a diferença no ambiente escolar”, afirma.

Premiação – Para incentivar gestores e professores no cuidado com o livro didático, a autarquia buscou uma premiação atrativa, que vai além de troféus e certificados para os primeiros colocados. As equipes vencedoras vão ganhar também os 361 livros do Programa Nacional Biblioteca da Escola e da Coleção Educadores, além de passagens e hospedagem para apresentar suas experiências no 13º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro. O evento ocorrerá em Curitiba, no Paraná, de 4 a 7 de outubro.

Inscrição – Os interessados em participar do concurso devem acessar o regulamento, a ficha de inscrição no sítio do FNDE. Depois de preenchê-los conforme orientações do regulamento, basta enviar os documentos a concursopnld@fnde.gov.br até 14 de agosto. O resultado sai em 14 de setembro.

Consideramos interessante que nossas escolas participem desse concurso. Contamos com vocês!

Projetos de professores para melhorar o ensino terão prêmio nacional



Estão abertas, até 15 de setembro, as inscrições para o Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação. A quinta edição vai selecionar até 40 experiências concluídas ou em execução, sendo oito por região do país. Os autores dos trabalhos receberão R$ 5 mil em dinheiro, troféus e certificados.

Para concorrer, os educadores devem relatar projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento, com resultados comprovados no ano letivo de 2010, que atendam aos objetivos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em 2007. 

As experiências, conforme o regulamento da quinta edição do prêmio, devem estar relacionadas a uma ou várias das seguintes ações: promover a permanência, o sucesso escolar, a redução da repetência, do abandono e da evasão de estudantes da educação básica; aumentar a participação da família na escola, a inserção da escola na comunidade, a inclusão educacional social, racial, digital; trabalhar para a formação ética, artística e cidadã dos alunos.

Podem candidatar-se professores da educação básica em exercício da atividade docente em escolas públicas e de instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais conveniadas aos sistemas públicos de ensino.

Para inscrever-se acesse:
http://www.premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/index.php?pagina=inscricao

quinta-feira, 14 de julho de 2011

BANDA DE MÚSICA DE ARACOIABA SE APRESENTA EM FORTALEZA



A Banda de Música de Aracoiaba estará se apresentando no próximo domingo (17/07/2011), no Centro Dragão de Mar de Arte e Cultura em Fortaleza, dentro do projeto: “Pra ver a Banda”.
A Banda de Música é a manifestação cultural mais antiga de Aracoiaba e orgulho de todos os aracoiabenses. Venha também prestigiar os meninos e meninas de ouro de Aracoiaba.
A apresentação acontecerá a partir das 19h, no Espaço Cultural Rogaciano Leite, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.  Acesso livre.
Muitos aracoiabenses irão prestigiar o evento. Venha você também!
 
Jorge Luiz
Relações Públicas

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Portal Britannica Escola Online

      
      A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) alegra-se em oferecer às escolas públicas brasileiras o projeto Britannica Escola Online, um portal de aprendizagem digital todo em português com conteúdos da Encyclopaedia Britannica, uma das mais conhecidas editoras do mundo, adaptada de forma ampla à realidade brasileira.
     Voltado a crianças de seis a onze anos, que cursam o ensino fundamental, a Britannica Escola Online oferece poderosas ferramentas de ensino e recursos multimídia como imagens, vídeos, atlas, biografias, notícias diárias voltadas para crianças e jogos interativos que estimulam o conhecimento - inclusive para alunos em fase de alfabetização. Com o portal, os alunos poderão aprender brincando.
     
     Descubram esses e outros recursos educacionais, acessando a Britannica Escola Online nos sites www.capes.gov.brwww.periodicos.capes.gov.br e http://portaldoprofessor.mec.gov.br.
     Professores, aproveitem e divulguem esse novo espaço de construção de conhecimento e enriqueçam suas aulas com o uso de tecnologias atuais e conteúdos atrativos.

Projeto FÉ & ALEGRIA faz campanha para construir Ginásio


Fé & Alegria é um movimento de educação popular e promoção social que se dedica às populações empobrecidas e está presente em 20 países e 14 estados brasileiros. No Ceará, sua sede é em Vazantes/Aracoiaba  e este ano (2011),  o projeto está completando 06 anos de atividades contribuindo com a transformação de vidas daqueles que são beneficiados nas áreas da cultura, educação e geração de emprego e renda.
Um dos sonhos daqueles que fazem o projeto Fé & Alegria em Vazantes, é a construção do seu Ginásio Poliesportivo que terá como principal objetivo: o desenvolvimento de atividades esportivas e culturais do projeto, bem como das escolas de Vazantes, da região e de outros órgãos públicos.
Recentemente, o projeto recebeu do casal Sr. Pedro Ferreira e Dona Maria do Carmo (filhos de Vazantes), a doação de um terreno para a construção do ginásio e também, através do Padre Pedro Rubens (filho de Vazantes e benfeitor do Projeto), a doação da estrutura metálica para a coberta do ginásio, doada pelo colégio Santo Inácio de Fortaleza. Vale ressaltar que o Colégio Santo Inácio fez a doação, mas cabe ao Fé & Alegria ir buscar todo esse equipamento, além de montá-lo, posteriormente em Vazantes.
 
É por isso que o Projeto Fé & Alegria está realizando uma campanha para arrecadar fundos para custear o transporte e montagem da cobertura do ginásio bem como, da 1ª etapa de construção do mesmo. São necessários nesse primeiro momento, cerca de R$ 20.000 (vinte mil reais) e contamos com a colaboração generosa dos filhos de Vazantes, de Aracoiaba e de todos que acreditam num futuro melhor para aqueles que mais necessitam... Contribuam!
Você poderá efetuar sua doação através da conta: 6194-8; agência: 4553; Banco do Brasil – Aracoiaba – Projeto Fé & Alegria.
Contamos com você para que os próximos anos sejam ainda melhores.
Somos Fé & Alegria Ceará
E ainda temos muito a fazer em prol da comunidade de Aracoiaba.
 
Texto: Jorge Luiz

terça-feira, 5 de julho de 2011

ARACOIABENSE EMPOSSADO COMO VICE-REITOR DA URCA

Aracoiabense é empossado como Vice-Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA)
Em solenidade realizada no Palácio da Abolição/Fortaleza, no dia 30 de junho de 2011, a professora Antonia Otonite Cortez tomou posse como reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA) juntamente com o vice-reitor, José Patrício Melo (aracoiabense). A solenidade foi presidida pelo governador em exercício, Domingos Filho e também pelos reitores das universidades estaduais, Assis Araripe (UECE), Colaço Martins (UVA), pelo ex-reitor da URCA, Plácido Cidade Nuvens e pelo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias. Também participaram os secretários estaduais René Barreira (Ciência e Tecnologia), Camilo Santana (Cidades), Francisco Pinheiro (Cultura) e os deputados Raimundo Macedo e Sineval Roque.
A reitora Antonia Otonite foi a primeira no cargo, eleita por consulta universitária, com 61,48% dos votos da comunidade acadêmica, juntamente com o vice-reitor, Patrício Melo, ex-coordenador do Geopark Araripe. Ela afirma que terá como uma de suas prioridades o fortalecimento da instituição, com a implementação de novos cursos de mestrado, doutorado e graduação. Atualmente, a URCA conta com 9.310 alunos.
Ontem, 04 de julho, houve uma solenidade no pátio interno da URCA (Crato) em homenagem à reitora e ao vice-reitor. 
 Texto: Jorge Luiz (Fonte Jornal o Povo)